Decorria o ano de 1992 quando, a 3 de novembro, soou o primeiro acorde da aventura de uma vida. Envergando o nome de Sirigaitas de Farmácia, este reduzido grupo de raparigas com uma distinta vontade de cantar e encantar emergiu como uma das primeiras Tunas Femininas da Academia do Porto.
Contamos já com 12 edições de SIRIPHONIAS, um festival irreverente repleto de animação, alegria e boa disposição. Surgiu fruto da vontade de dar a conhecer a nossa essência e de envolver esta tuna no espírito e convívio tunante, em partilha com outras tunas e convidados.
Ao longo dos anos fomos quebrando barreiras a fazer aquilo que mais gostamos: levar a vida cantando, e o reduzido número de raparigas foi aumentando com base no amor e cumplicidade que se vive numa tuna que não é apenas uma tuna, mas também Porto de Abrigo de todas as horas.
E é numa postura de constante superação que, com muito orgulho, contamos com 30 anos de existência. São histórias, vivências e músicas que continuam a ser enaltecidas ao longo das décadas e a ser passadas de geração em geração, para poder espalhar este que é o espírito das Sirigaitas.
Crescemos e fizemos crescer, honrando o espírito irreverente, imutável na sua essência, que tanto nos caracteriza e jamais se perderá!
Não somos só mais uma tuna. Somos a tua tuna!